APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS LEGISLATIVAS DO SETOR DO ECOSSISTEMA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL AO LEGISLATIVO GAÚCHO E FEDERAL

04 de dezembro de 2018

O Presidente do SEPRORGS, Diogo Rossato, acompanhado da consultora de Assuntos Legislativos e RelGov da entidade e Diretora da AGF Advice, estiveram nesta segunda-feira (03) em audiência com o Deputado Federal Covatti Filho (PP) recentemente reeleito para o segundo mandato na Câmara dos Deputados com 102.063 votos. Na mesma data, também estiveram reunidos com o Deputado Estadual Lucas Redecker (PSDB) eleito para o cargo de deputado federal com 83.617 votos. Ambos os deputados colocaram-se a disposição do setor de economia digital para impulsionar as pautas prioritárias na Câmara dos Deputados.

Na oportunidade, foram apresentadas pautas prioritárias federais e contribuições do setor para a transformação digital no Brasil. Entre elas, destacam-se: a regulamentação da profissão de TI; tributação de ICMS sobre operações de software; fomento à inovação, atração de investimentos e fortalecimento das startups; introdução da computação no Ensino básico e Fundamental para o desenvolvimento de competências digitais; modernização da Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública – PL 1292/1995; regulamentação da Lei de Proteção de Dados – Lei nº 13.709, de 2018, Projeto de unificação do PIS/COFINS e impactos ao setor de serviços.

Na mesma data, foram realizados encontros com os Deputados Estaduais Fabio Branco (MDB) e Frederico Antunes (PP), ambos reeleitos para a próxima Legislatura na AL/RS, visando tratar de demandas estaduais do segmento, como exemplo, a possível cobrança de ICMS sobre operações de software, considerando as disposições das cláusulas dos Convênios ICMS aprovados pelo CONFAZ (Convênio 106/2017 e 181/2015), as quais podem ser consideradas inconstitucionais. Além disto, foram abordadas pautas como a possível concessão de maiores incentivos às empresas de TI e investimento e atração de novos negócios voltados para economia digital e desenvolvimento de Políticas Públicas para a Inclusão Digital; entre outras.

No dia 29/11, o Diretor do SEPRORGS, Rafael Sebben, também esteve em contato com a Deputada Estadual Any Ortiz (PPS) e com o Deputado Estadual Tiago Simon (MDB), apresentando as pautas do segmento, bem como prestando agradecimentos pelo profícuo trabalho desempenhado na 54ª Legislatura na AL/RS em prol da sociedade e do fortalecimento do ecossistema de transformação digital do Estado do Rio Grande do Sul.

A Deputada Any Ortiz, na oportunidade, comentou sobre sua Emenda nº 2 apresentada ao PL 190/18 de autoria do Executivo que pretende manter por mais dois anos (até 2020) as atuais alíquotas de ICMS.

A proposta trata da manutenção das alíquotas do ICMS nos anos de 2019 e 2020. Contudo, cria, expressamente, a partir de 2021 até 2024, um sistema de redução gradual das alíquotas do ICMS com a efetiva redução do imposto em relação aos valores de 2015.

Segundo a Deputada caso isso não ocorra a receita estadual terá uma queda calculada entre R$ 3 bilhões e R$ 3,3 bilhões anuais. Tal encolhimento abrupto da receita certamente causará prejuízo irreparável ao projeto de governo que visa reorganizar o Estado conforme acima referenciado.

O SEPRORGS, plataforma de negócios digitais, atualmente, representa 17 mil empresas gaúchas do setor de tecnologia da informação no Estado, tem como propósito promover um ecossistema favorável ao desenvolvimento da economia digital.

Compartilhe: