CONSOLIDAÇÃO DE APOIOS AOS CANDIDATOS À PREFEITURA DE PORTO ALEGRE PARA O 2º TURNO DAS ELEIÇÕES

Atualizado em 12 de janeiro de 2021 às 10:11 pm

A costura de apoios dos dois candidatos à prefeitura de Porto Alegre que disputarão o segundo turno das Eleições Municipais de 2020 no próximo domingo (29/11), Sebastião Melo (MDB) e Manuela D’Ávila (PCdoB) já está praticamente alinhada. Com os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Melo recebeu 31,01% dos votos válidos, enquanto Manuela recebeu 29%.

Após a definição do cenário para o segundo turno, as campanhas dos candidatos precisaram se organizar em um curto espaço de tempo, entre o primeiro e o segundo turno, em busca da costura de apoios, as reuniões partidárias, as entrevistas, os debates e organização da gravação da nova propaganda eleitoral, que iniciou na última sexta-feira (20/11).

De acordo com as manifestações dos líderes partidários, Manuela D’Ávila, para o segundo turno, recebeu o apoio de Fernanda Melchionna (PSOL), de Juliana Brizola (PDT), e de Montserrat Martins (PV). Além destes, que concorreram ao primeiro turno das eleições para a prefeitura de Porto Alegre, Manuela também conta com o apoio do partido Rede Sustentabilidade, que estava na coligação de Juliana Brizola. Ainda, o próprio presidente nacional do PDT, Ciro Gomes, confirmou o apoio à candidata.

O PSB, que no primeiro turno da campanha participou com a professora Maria Luiza Loose como vice de Juliana Brizola, ainda não consolidou posição e está envolto em um impasse sobre a questão, estando internamente dividido. Embora o caminho mais provável fosse a manutenção da aliança com o PDT, defendido pelo presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, e adesão ao projeto de Manuela, deputados estaduais e membros da executiva municipal defendem entrada na campanha de Melo. Em 17/11 a executiva municipal havia decidido o apoio à Sebastião Melo, contudo, a direção nacional do partido não aprovou a decisão.

Por outro lado, Sebastião Melo, conta com o apoio de Gustavo Paim (PP), ex-vice-prefeito de Porto Alegre, junto à Marchezan, bem como com o apoio de João Derly (REPUBLICANOS), de Valter Nagelstein (PSD) e de José Fortunati (PTB). O PTB já havia anunciado apoio à Sebastião Melo antes do resultado para o segundo turno, quando Fortunati renunciou à candidatura. O AVANTE, que no primeiro turno participou do pleito eleitoral com Carmen Santos como vice de Gustavo Paim, oficializou apoio à Sebastião Melo.

Com relação ao PSDB, partido do atual prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior, após anunciar neutralidade para o segundo turno, na noite desta segunda-feira (23/11), através de nota assinada pelo presidente estadual, Mateus Wesp, e pelo presidente municipal, o vereador Moisés Barbosa, o partido anunciou apoio à Sebastião Melo. De acordo com a nota divulgada, o PSDB destacou que não coaduna e não compactua com o ideário do PCdoB e sua candidata, considerando que são identificados com um viés de esquerda, indo de encontro as ideias defendidas pelo partido. Assim, o PSDB ressaltou a identificação ideológica com o MDB e o Sebastião Melo, além de um plano de continuidade administrativa.

Em comum, as legendas que se integraram às campanhas dos candidatos à prefeitura para o segundo turno apresentam exigências programáticas para firmar a nova parceria, de acordo com as políticas defendidas.

Os candidatos Rodrigo Maroni, do PROS, e Julio Flores, do PSTU, não definiram quem apoiarão no segundo turno.

Importante destacar que o segundo turno das Eleições Municipais está convocado para o próximo domingo, 29 de novembro. A votação será realizada das 7hrs às 17hrs.

Permanecemos à disposição para demais esclarecimentos que se fizerem necessários.

AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial

Compartilhe: