João Dória vence prévias e será candidato à Presidência da República pelo PSDB

30 de novembro de 2021

O atual Governador do estado de São Paulo, João Dória, venceu as prévias do partido, derrotando o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, e será o pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB em 2022.

A convenção nacional do partido deve confirmar o nome do governador de São Paulo. A candidatura só será oficializada com o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para inscrição de candidaturas se encerra no mês de agosto do próximo ano.

A finalização das prévias ocorreu no último sábado (27/11), após a votação ter sido suspensa no dia 21 de novembro, em razão de falhas no aplicativo de votação disponibilizado pela legenda. João Doria venceu a disputa com 53,99% dos votos, enquanto Eduardo Leite contou com 44,66% dos votos e Arthur Virgílio com 1,35%.

Após o anúncio do resultado, o candidato João Dória fez um discurso, onde ressaltou que o PSDB é o único partido a promover as votações prévias para eleger um candidato pelo partido. Ainda, em seu discurso, destacou que “há milhões de brasileiros vivendo na miséria. E é para eles que temos de olhar primeiro. Com programas de transferência de renda, sem furar o teto de gastos, ensino integral para as crianças, atendimento de saúde às famílias mais pobres e programas de geração de emprego.”

Já o Governador Eduardo Leite se pronunciou afirmando que, acima de qualquer projeto pessoal ou partidário está o Brasil, além de destacar que tem expectativa e confiança de que o combate à desigualdade social esteja dentre os projetos de João Dória.

O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio destacou que “os outros partidos não tiveram problemas porque não tiveram prévias”, além de afirmar que é preciso romper com o bolsonarismo e sugerir que o Governador Eduardo Leite seja o sucessor de João Dória. O candidato se pronunciou dizendo: “Vamos pensar, João, em preparar o Eduardo para ser o seu sucessor”.

De acordo com informações disponibilizadas pelo site do partido, os candidatos tiveram os seguintes resultados por grupo:

Grupo I: Filiados

João Doria – 15,38% (15.646 votos)

Eduardo Leite – 9,23% (9.387 votos)

Arthur Virgílio – 0,39% (395 votos)

Grupo II: Prefeitos e Vice-Prefeitos

João Doria – 12,89% (393 votos)

Eduardo Leite – 11,91% (363 votos)

Arthur Virgílio – 0,2% (6 votos)

Grupo III: Vereadores, Deputados Estaduais e Distritais

João Doria – 5,93% (1.367 votos)

Eduardo Leite – 6,47% (1.491 votos)

Arthur Virgílio – 0,1% (24 votos)

Grupo IV: Governadores, Vice-Governadores, Ex-Presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, Senadores da República e Deputados Federais

João Doria – 12,98% (27 votos)

Eduardo Leite – 11,54% (24 votos)

Arthur Virgílio – 0,48% (1 voto)

O PSDB foi fundado em 1988, a partir de uma cisão do antigo PMDB (atual MDB) com uma inspiração na chamada social-democracia europeia. O partido venceu duas eleições presidenciais consecutivas (1994 e 1998), com Fernando Henrique Cardoso. A partir de então, perdeu quatro disputas nacionais seguidas para o PT: 2002, 2006, 2010 e 2014. Contudo, manteve sua dominância em grandes estados como São Paulo e Minas Gerais. Esta foi a primeira vez que o PSDB realizou prévias para escolher seu candidato à presidência da república.

João Doria, tem 63 anos, entrou na vida pública como secretário de Turismo de São Paulo e presidente da Paulistur (1983-1986) no governo Mário Covas. Possui formação em jornalismo e publicidade. Em 2003 fundou o grupo de empresários Lide.

Foi prefeito de São Paulo entre os anos de 2017 e 2018, renunciando ao cargo para concorrer ao governo do Estado. Elegeu-se ao governo paulista em 2018.

 

AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial

Compartilhe: