Câmara dos Deputados fará sessão remota até o Carnaval

18 de janeiro de 2022

Em decorrência do aumento do número de casos de Covid-19, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), publicou, nesta segunda-feira (17/01), em Edição Extra no Diário Oficial da Câmara, o Ato da Mesa n° 221, de 17 de janeiro de 2022, com o objetivo de retornar temporariamente o Sistema de Deliberação Remota (SDR), de modo virtual, evitando o deslocamento presencial dos parlamentares até as dependências da Casa Legislativa.

De acordo com o Lira a media visa diminuir a circulação de pessoas nas dependências da Câmara dos Deputados, preservando a saúde não só dos parlamentares, mas dos servidores e dos colaboradores, considerando os efeitos do recrudescimento da pandemia.

Desse modo, de acordo com o novo Ato ficam suspensas até o dia 25 de fevereiro as atividades presenciais, assim os deputados participam das sessões fora do plenário, discursando por meio de uma conexão de vídeo, além disso votam através do sistema remoto. Os servidores da Casa tinham voltado ao trabalho presencial em outubro de 2021 com a exigência de apresentação de comprovante da vacinação contra a covid-19 para acesso à Casa.

Já no Senado Federal, até o momento, não há nenhum encaminhamento de mudanças nas medidas de restrições/isolamento, segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), os trabalhos deverão ser retomados ainda no sistema híbrido (presencial e remoto).

Acesse a íntegra do Ato da Mesa n° 221, de 17 de janeiro de 2022.

AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial