Onyx Lorenzoni confirma filiação ao PL e candidatura ao Governo do Rio Grande do Sul

Atualizado em 06 de dezembro de 2021 às 7:11 pm

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni (DEM/RS), confirmou na última terça-feira (30/11), sua filiação ao Partido Liberal (PL), e que será candidato ao governo do estado do Rio Grande do Sul.  O anúncio ocorreu durante o evento de filiação do presidente Jair Bolsonaro ao partido.

O Deputado Federal Giovani Cherini (PL/RS), presidente do diretório do Rio Grande do Sul, já havia informado que Onyx Lorenzoni se filiaria ao PL para concorrer ao governo gaúcho. O comunicado ocorreu durante a sessão que debatia as novas regras para as emendas de relator, o deputado chegou a afirmar que: “Eu também quero dar as boas-vindas ao ministro Onyx Lorenzoni, que estará entrando em breve no partido liberal do Rio Grande do Sul para ser o nosso candidato a governador do Rio Grande do Sul”.

O partido é o mesmo do presidente Jair Bolsonaro para disputar a presidência da república em 2022. Com a filiação do presidente, o PL iniciou articulação em torno dos atuais ministros e, de acordo com o senador Wellington Fagundes (PL/MT) o partido pretende filiar ao menos cinco chefes de pastas do governo Bolsonaro: Ministro Onyx Lorenzoni, o Ministro de Infraestrutura Tarcísio Freitas, o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, o Ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho e o Ministro do Turismo Gilson Machado. O filho mais velho do presidente da república, o senador Flávio Bolsonaro também se filiou ao PL, este é o seu terceiro partido passando pelo Republicanos e pelo Patriota.

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, deverá se filiar ao Partido Liberal (PL), após a abertura da “janela partidária”, que ocorre seis meses antes das eleições, ou sejam, em março de 2022, sem que ocorra a perda do mandato.

Onyx Lorenzoni (DEM/RS) nasceu em Porto Alegre, é médico veterinário, foi duas vezes deputado estadual no Rio Grande do Sul e está no quinto mandato como deputado federal. Foi coordenador do Plano de Governo e, após a vitória do presidente Jair Bolsonaro, foi designado para coordenar a transição governamental, como ministro extraordinário. Também foi ministro-chefe da Casa Civil do atual governo federal até fevereiro de 2020.

Atualmente, licenciou-se do mandato de Deputado Federal, para assumir o cargo de Ministro do Trabalho e Previdência, o qual encontra-se no cargo desde de 28 de julho de 2021.

AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial

Compartilhe: