PESQUISAS DO IBOPE APONTAM QUEM ESTÁ NA FRENTE NAS ELEIÇÕES EM DEZ CAPITAIS

Atualizado em 26 de outubro de 2020 às 9:28 pm

 

O Ibope divulgou, no dia 15 de outubro, uma nova rodada de pesquisas de intenção de voto nas  capitais do país. Em quatro delas, trata-se do segundo levantamento de intenção de voto depois que o prazo para o registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acabou, em 26 de setembro. Nessas capitais, já é possível ver se o início da campanha eleitoral tem beneficiado, ou não, os candidatos.

Em outras capitais, por outro lado, o Ibope divulgou o primeiro levantamento de outubro, oferecendo uma primeira fotografia do cenário eleitoral. Selecionamos abaixo dez capitais, apresentando os índices de intenção de voto em cada uma dessas cidades.

  1. São Paulo

A segunda pesquisa do Ibope após o início da campanha eleitoral apontou que persiste o empate técnico entre Celso Russomanno (Republicanos) – candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) – e Bruno Covas (PSDB) – atual prefeito e aliado do governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

No primeiro levantamento, de 2 de outubro, Russomanno aparecia com 26% das intenções de voto, contra 21% de Covas. Já na segunda pesquisa, Russomanno aparece com 25%, e Covas, com 22%.

Guilherme Boulos (Psol) também oscilou entre os dois levantamentos, de 8% para 10%. Como o aumento ocorreu dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais, porém, não é possível dizer que Boulos, de fato, cresceu na preferência dos eleitores.

O mesmo ocorreu com Jilmar Tatto (PT), que oscilou de 1% para 4%. Já Márcio França (PSB) permaneceu estável, com 7%.

  1. Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro a oscilação registrada também foi dentro da margem de erro. Eduardo Paes (DEM), que já estava na liderança na primeira pesquisa do Ibope (2 de outubro) – com 27% das intenções de voto – segue na ponta no segundo levantamento (15 de outubro), com 30%.

Marcelo Crivella (Republicanos), Delegada Martha Rocha (PDT) e Benedita da Silva (PT), por sua vez, continuaram com os mesmos percentuais (12%, 8% e 7%, respectivamente).

O cenário até agora, portanto, indica para um segundo turno entre Paes e um desses três candidatos.

  1. Belo Horizonte

Na capital mineira, o cenário segue indicando para a reeleição de Alexandre Kalil (PSD) no primeiro turno. Na primeira pesquisa, de 2 de outubro, Kalil tinha 58% das intenções de voto. Na segunda, de 15 de outubro, o candidato oscilou para 59% – dentro da margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O segundo colocado, João Vitor Xavier (Cidadania), também oscilou dentro da margem de erro, de 4% para 7%.

  1. Recife

Entre as capitais nas quais o Ibope já realizou duas pesquisas desde o início da campanha, Recife é a única em que houve uma alteração significativa no cenário, isto é, fora da margem de erro dos levantamentos.

Na capital pernambucana, João Campos (PSB) cresceu 10 pontos percentuais entre a primeira e a segunda rodadas, de 23% para 33% das intenções de voto. Os outros candidatos, por outro lado, ou oscilaram dentro da margem de erro ou permaneceram estáveis. Mendonça Filho (DEM) caiu de 19% para 18%; Marília Arraes (PT) permaneceu com 14%; e Delegada Patrícia (Podemos) foi de 11% para 13%.

A tendência do momento, portanto, é de que Campos dispute o segundo turno com um desses três candidatos.

Capitais em que o Ibope divulgou apenas a primeira pesquisa depois do início da campanha:

Salvador

Na capital baiana, de acordo com levantamento do Ibope divulgado no dia 5 de outubro, Bruno Reis (DEM) lidera, com 42% das intenções de voto. Vice-prefeito de Salvador, ele é apoiado pelo atual chefe do Executivo municipal, ACM Neto (DEM).

Na sequência aparecem Pastor Sargento Isidório (Avante), com 10%; Olívia Santana (PCdoB) e Major Denice Santiago (PT), ambas com 6%. João Carlos Bacelar (Podemos) tem 5%.

  1. Porto Alegre

Levantamento do Ibope, também divulgado no dia 5 de outubro, aponta que, em Porto Alegre, é Manuela D’Ávila (PCdoB) quem lidera a disputa, com 24% das intenções de voto.

Na sequência aparecem o ex-prefeito José Fortunati (PTB), com 14%; Sebastião Melo (MDB), com 11%; e o atual prefeito, Nelson Marchezan Junior (PSDB), com 9%.

  1. Fortaleza

Na capital do Ceará, pesquisa divulgada pelo Ibope em 14 de outubro mostra Capitão Wagner (Pros) tecnicamente empatado com Luizianne Lins (PT). Eles têm 28% e 23% das intenções de voto, respectivamente – diferença que está dentro da margem de erro do levantamento, de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sequência, Sarto (PDT) também está empatado com Luizianne, já que tem 16% das intenções de voto.

  1. Manaus

Também divulgada no dia 14 de outubro, pesquisa do Ibope realizada em Manaus mostra Amazonino Mendes (Podemos) liderando com certa vantagem. O candidato tem 25% das intenções de voto, contra 13% de David Almeida (Avante).

Com a margem de erro do levantamento, de 4 pontos percentuais, vários candidatos estão tecnicamente empatados com Almeida. Os que aparecem na frente são Ricardo Nicolau (PSD), com 11%; Zé Ricardo (PT), com 10%; Capitão Alberto Neto (Republicanos), com 7%; e Coronel Menezes (Patriota), com 6%.

  1. Vitória

Na capital do Espírito Santo, dois candidatos – Gandini (Cidadania) e João Coser (PT) – estão empatados, de acordo com pesquisa Ibope divulgada em 13 de outubro. Ambos têm 22% das intenções de voto, contra 10% do terceiro colocado, Delegado Pazolini (Republicanos).

Na sequência aparecem Neuzinha (PSDB), com 7%; Capitão Assumção (Patriota), com 6%; e Sérgio Sá (PSB), com 5%.

  1. Natal

Já na capital do Rio Grande do Norte, o atual prefeito, Álvaro Dias (PSDB), tem situação mais confortável, liderando com 33% das intenções de voto.

A pesquisa do Ibope, divulgada em 6 de outubro, mostra Kelps (Solidariedade) em segundo lugar, com 12%. Hermano Morais (PSB) tem 6%, e Beto (PV), 4%.

Todas as pesquisas eleitorais estão registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  As pesquisas foram encomendadas por Grupo RBS, Inter TV Cabugi, jornal O Estado de São Paulo, Rede Amazônica, TV Bahia, TV Gazeta, TV Globo e TV Verdes Mares.

Informações de Gazeta do Povo.

 

Compartilhe: