AGF Advice conduz palestra estratégica sobre os desafios e oportunidades do novo sistema tributário
24 de julho de 2025

No último dia 16 de julho, Caxias do Sul recebeu mais uma edição da série “Reforma Tributária em Foco”, palestra promovida pelo TIRS by SEPRORGS e organizada institucionalmente pelo TrinoPolo. O encontro reuniu empresários, desenvolvedores de software, tomadores de decisão do setor de tecnologia e inovação da Serra Gaúcha.
A palestra foi conduzida pelos especialistas da AGF Advice — consultoria estratégica especializada em tributação, regulação e articulação institucional. As apresentações ficaram a cargo das advogadas Ana Paula Gaiesky Oliva e Maria Eduarda Pavan, e de Rafael Sebben, diretor de Relações Governamentais do TIRS by SEPRORGS — entidade que representa mais de 20 mil empresas de tecnologia no Rio Grande do Sul — e também diretor da Federação Nacional das Empresas de Informática (FENAINFO).
Com a promulgação da Emenda Constitucional 132/2023, regulamentada pela Lei Complementar 214/2025, o Brasil iniciou a maior transição tributária de sua história. Teve início a maior reformulação do sistema tributário brasileiro nas últimas décadas. A substituição de cinco tributos — PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI — pelos novos CBS e IBS, somada à criação do Imposto Seletivo (IS), marca o começo de uma nova lógica de incidência tributária: baseada na não cumulatividade ampla, no destino do consumo e na adoção de critérios econômicos para a tributação.
A palestra, dividida em três blocos temáticos, buscar focar em questões práticas, buscando responder aos anseios do empresário. O primeiro apresentou a base estrutural dos novos tributos, com ênfase na lógica da base ampla de incidência e nas novas regras de creditamento. Em seguida, foram discutidos os impactos diretos para o setor de tecnologia da informação — como a adaptação à não cumulatividade real, a reformulação dos sistemas para a emissão de documentos fiscais eletrônicos e os efeitos da definição das alíquotas de referência e padrão sobre o planejamento tributário.
Um dos momentos centrais foi a análise da fase de transição, com destaque para os efeitos da convivência entre dois sistemas até 2033, e para a complexidade da operacionalização do projeto piloto da CBS, que já está em andamento com a participação de empresas do setor. Também foram debatidos os principais riscos regulatórios e operacionais — sempre acompanhados das oportunidades que se abrem para quem estiver estrategicamente posicionado.
Segundo a advogada e diretora do escritório da AGF Advice, Ana Paula Gaiesky, “O setor empresarial terá um grande desafio no período de transição. Até 2033, dois sistemas irão conviver — o que impacta diretamente a precificação, os contratos e toda a dinâmica de negócio. A devolução dos créditos dependerá de como a empresa negocia preços e organiza seus fluxos. É preciso planejamento. Planejamento tributário efetivo — com visão estratégica e ação antecipada”.
O bloco final da palestra tratou da atuação legislativa em curso no Congresso Nacional e da importância estratégica das entidades representativas no processo de regulamentação e ajustes à Lei Complementar 214/2025, bem como na própria Reforma Tributária sobre a Renda. O debate reforçou a necessidade de uma presença técnica e articulada no ambiente político para garantir que as especificidades do setor produtivo — em especial o de tecnologia — sejam consideradas e atendidas na formulação das normas e, por fim, nos negócios de economia digital.
Já Rafael Sebben, diretor do SEPRORGS e da FENAINFO, alertou “A pauta é extremamente complexa, e os desafios exigem atenção, preparo e ação coordenada. As entidades representativas têm papel fundamental nesse processo — são elas que defendem os interesses das empresas com técnica, estratégia e diálogo qualificado no cenário nacional. Em pautas estratégicas, quem age de forma articulada e antecipada pode, sim, decidir o jogo”.
AGF Advice: ponte entre legislação e prática empresarial
A AGF Advice é uma consultoria estratégica especializada nas áreas de direito tributário, regulação e relações institucionais e governamentais. Atuamos com estratégias regulatórias, construção normativa e articulação de políticas públicas, promovendo a conexão entre entidades privadas e o poder público.
Nosso foco está na articulação estratégica aplicada ao ambiente público — aliando expertise regulatória e tributária — e oferecendo soluções para entidades setoriais e empresas que desejam antecipar riscos e transformar a complexidade normativa em vantagem competitiva.
Quer levar essa palestra à sua entidade ou empresa?
Empresas e organizações que desejarem entender o novo sistema com profundidade técnica, clareza estratégica e foco em soluções práticas podem entrar em contato com a equipe da AGF Advice, através do e-mail tributario@agfadvice.com.br
O conteúdo é atualizado a cada nova regulamentação e adaptado conforme os impactos ao setor produtivo.
O novo sistema tributário é um jogo que já começou. Quem domina as regras agora, lidera amanhã.
AGF Advice Consultoria Tributária e de Relações Governamentais