Eduardo Leite renuncia e Delegado Ranolfo Viera assume o governo do RS

05 de abril de 2022

Na última segunda-feira (28/03) em coletiva de imprensa realizada no Palácio Piratini, Eduardo Leite anunciou à renuncia ao cargo à frente do Executivo Gaúcho, para uma possível candidatura à presidência da República.

Além disso, na mesma data confirmou que irá permanecer filiado ao PSDB. Leite foi derrotado por João Doria nas prévias do PSDB que definiu quem será o candidato dos tucanos ao Palácio do Planalto nas eleições de 2022.

Eduardo Leite chegou a cogitar a possibilidade de filiar-se ao PSD, mas, por fim, decidiu permanecer em seu partido, uma vez que está há 20 anos no PSDB, o qual já foi prefeito e governador e entende que existe a viabilidade para enfrentar a polarização que entre o atual e o ex-presidente.

O Ato de renúncia foi formalizado na última quinta-feira (31/03).

Desse modo, com a renúncia de Eduardo Leite, em sessão solene realizada no final da tarde da última quinta-feira (31/03), na Assembleia Legislativa, o Delegado Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) tomou posse como novo chefe do executivo gaúcho.

Ranolfo Vieira Júnior é servidor público há 36 anos. Formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em 1996, ingressou na Polícia Civil em 1998, como delegado. Entre 2017 e 2018 foi Secretário de Segurança Pública de Canoas.

É professor licenciado da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) também lecionou na Academia da Polícia Civil (Acadepol/RS) por 10 anos. A partir de 2019, foi vice-governador do RS e secretário da Segurança Pública.

Ranolfo também é um possível candidato pelo PSDB ao governo do estado do RS nas eleições de 2022. Assim caso venha a disputar o cargo será considerado candidato à reeleição.

Com o cargo de vice-governador em aberto quem deveria assumir é o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Dep. Valdeci Oliveira (PT). Ocorre que, como o parlamentar é candidato a reeleição não deverá assumir o cargo neste ano. Nesse sentido, o cargo deverá ser ocupado pela Presidente do Tribunal de Justiça do RS, Desa. Iris Helena Medeiros Nogueira.

Nesta segunda-feira (03/04) o coronel Vanius Cesar Santarosa tomou posse oficialmente como secretário estadual da Segurança Pública, no Palácio Piratini, em cerimônia conduzida pelo governador delegado Ranolfo Vieira Júnior. Na ocasião, também foi anunciada a mudança na composição do secretariado com a apresentação e posse de outros 11 nomes de titulares de pastas do Executivo.

Cumpre destacar que, a legislação determina que os chefes do Executivo devem renunciar a seus mandatos até seis meses antes da eleição para concorrerem a outro cargo do Executivo. Já os partidos políticos têm até o dia 15 de agosto, às 19h para realizar o registro das candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial

Compartilhe: