ENTIDADES DE TI PARTICIPAM EM BRASÍLIA DE SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

31 de julho de 2018

O Conselho Nacional da Educação Básica (CNE) promoveu nos dias 30 e 31 de julho, em Brasília, o Seminário Internacional sobre Computação na Educação Básica.

O Parecer CNE/CP nº 15, de 2017 e a Resolução CNE/CP nº 2, de 2017, estabeleceram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Diante disto, a Comissão da Base Nacional Comum Curricular, criada pela Portaria CNE/CP n. 15/2016, incumbiu o Conselheiro do CNE Ivan Cláudio Pereira Siqueira, Vice-Presidente da Câmara de Educação Básica (CEB) e membro da Comissão da BNCC, de propor elementos para a deliberação da matéria pelo colegiado. Diante disto, além de estudos já desenvolvidos, o Conselho Nacional de Educação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) promoveram o Seminário Internacional de Computação na Educação Básica.

Participaram do evento o Vice-Presidente da Federação Nacional das Empresas de Informática – FENAINFO, Sr. Rafael Sebben, o Presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio Grande do Sul – SEPRORGS, Sr. Diogo Rossato e a assessora legislativa das entidades, Diretora da AGF Advice, Ana Paula Gaiesky Oliva. Também estiveram presentes representantes das seguintes entidades e órgãos: Brasscom, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Fundação Telefônica, Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Universidades e como convidada especial a Srª Janice Cuny, Diretora da Nacional Science Foudantion.

Observa-se que no Estado do Rio Grande do Sul, o segmento de TI vem discutindo o assunto desde o ano de 2017 através da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, com presença da FENAINFO, SEPRORGS, SBC, entre diversas outras entidades representativas do setor.

Nestes dois dias de robustos debates, com brilhantes contribuições de diversos atores, destacam-se algumas considerações da Sociedade Brasileira de Computação:

  • – Computação é essencial na formação do cidadão do século XXI, e, portanto, deve fazer parte dos currículos de todas as escolas do Brasil;
  • – Os fundamentos da Computação (e não tecnologias) devem ser ensinados ao longo da Educação Básica com intencionalidade. Para isso, os objetos de conhecimento e habilidades relacionados à Computação precisam estar bem definidos e disponíveis para toda a rede escolar;
  • – Computação deve ser ensinada por professores, independentemente de sua formação, capacitados na área. Essa capacitação pode se dar tanto através de licenciatura específica quanto via treinamento complementar para professores de outras áreas;
  • – O ensino de Computação na Educação Básica deve ser entendido como estratégico para o Brasil, tanto para que sua população atinja melhores patamares de qualidade de vida, quanto do ponto de vista econômico, social e científico.

Desta forma, as entidades de TI, entre elas – SBC, FENAINFO, SEPRORGS, Telefônica Fundação, Brasscom – consideram que o ensino da computação, como exemplo de linguagem da computação e algorítmicos básicos, colabora de maneira única para formatar competências necessárias ao Ensino médio. Portanto, recomendam, a inserção curricular que contemple três aspectos – a cultura digital, o mundo digital e o pensamento computacional, este sendo a capacidade de sistematizar, representar, analisar e resolver problemas através da construção e implementação de algorítimos.

Compartilhe: