Ana Amélia Lemos se filia ao PSD e oficializa pré-candidatura ao Senado pelo Estado do RS
21 de março de 2022

A ex-senadora Ana Amélia Lemos e atual Secretária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul assinou, na última quarta-feira (16/03), sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD), ato que marcou também o início da sua pré-candidatura ao Senado Federal. O evento contou com a presença do presidente nacional do PSD Gilberto Kassab e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Ana Amélia, anteriormente filiada ao PP, e que foi senadora de 2011 a 2019, filiou-se ao PSD por convite do presidente Kassab, com o intuito de que concorresse novamente ao Senado Federal, nas eleições de 2022.
Antes de se lançar na carreira política, Ana Amélia atuava como jornalista e comentarista política por quatro décadas, pelo Grupo RBS em Brasília. Em 2010 conquistou uma cadeira no Senado Federal pelo Rio Grande do Sul, somando um total de 3,4 milhões de votos.
Já nas eleições de 2018 Ana Amélia foi vice da chapa em que Geraldo Alckimin que disputou a presidência da República, na oportunidade estava filiada ao PP e Alckmin no PSDB. Atualmente, é secretária de Relações Federativas e Internacionais do governo do Rio Grande do Sul, comandado por Eduardo Leite (PSDB), assim terá que se desligar do referido cargo até 2 de abril para concorrer à eleição.
Destaca-se que a sua saída do PP ocorre em razão de que, o atual senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), que deverá concorrer ao cargo do Piratini ter colocado a sua vaga à disposição de outros aliados. Assim em face dos desgastes com o partido encaminhou uma carta ao presidente, Celso Bernardi, informando a sua desfiliação:
“Não esperava lhe escrever esta carta. Uma carta de despedida. Não pela minha vontade, mas por circunstâncias políticas que denotam, claramente, a impossibilidade de seguir em um partido que deu inúmeros sinais explícitos de que não deseja mais a minha permanência nos seus quadros. Um sinal que vem de algumas lideranças, mas não de sua base. Tenho a consciência tranquila e serena de que tudo fiz para honrar o partido, o Rio Grande e engrandecer nosso país, agindo sempre com lealdade e integridade com os correligionários, com meus eleitores e meus conterrâneos de Lagoa Vermelha”.
Em seu discurso de filiação ao PSD, a ex-senadora destacou os principais pontos do seu trabalho de oito anos no Congresso Nacional, onde foi autora de cinco leis sancionadas e uma emenda constitucional promulgada, dentre as quais incluiu na cobertura obrigatória dos planos de saúde o tratamento contra o câncer com remédios de uso oral e a PEC que aumentou em 1% o repasse para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial