Dois secretários e um diretor do Ministério da Economia pedem exoneração do cargo

25 de janeiro de 2022

Na última quarta-feira (19/01), foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), três exonerações, a pedido, da equipe econômica em nome do secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Cristiano Rocha Heckert, que exercia o cargo há três anos; do secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria, vinculada à Secretaria do Tesouro, Gustavo José de Guimarães e Souza; e do diretor de Programa da Secretaria da Receita Federal, Mauro Sergio Bogea Soares.

As exonerações de Cristiano Heckert e de Gustavo Guimarães são retroativas a 7 e 13 de janeiro, respectivamente.

Segundo o Ministério da Economia, Heckert foi indicado no mês de dezembro para ser o novo diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe), e por essa razão está deixando o cargo. Cristiano substitui o auditor fiscal Ricardo Pena, que havia anunciado sua saída após nove anos e três meses de mandatos no comando da pasta.

Já Gustavo Guimarães será substituído por Fernando Serta Meressi, que atualmente é subsecretário de planejamento governamental, mas já havia sido nomeado como substituto eventual de Guimarães há alguns meses. Segundo a Economia, Gustavo Guimarães está indo para o Legislativo.

A Receita Federal apenas reforçou que a exoneração de Mauro Soares ocorreu a pedido do servidor, porém até o momento não há informações a respeito do seu substituto.

Nesta terça-feira (25/01) o subsecretário de assuntos fiscais da Secretaria de Orçamento do Ministério da Economia, Luiz Guilherme Pinto Henriques, teve sua exoneração publicada, a pedido, no Diário Oficial da União (DOU). Segundo Luiz Guilherme, a sua exoneração trata-se de um planejamento pessoal, o qual pretende inicial um mestrado em economia. Para o seu lugar, foi nomeado Fábio Pifano Pontes.

AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial