BOLSONARO NOMEIA MILTON RIBEIRO COMO MINISTRO DA EDUCAÇÃO

13 de julho de 2020

Na última sexta-feira (10/07), o presidente Jair Bolsonaro confirmou a nomeação de Milton Ribeiro como novo ministro da Educação. O Decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), em edição extra.

Milton Ribeiro tem 62 anos, nasceu na Cidade de Santos, no litoral de São Paulo, é teólogo, advogado, pastor da Igreja Presbiteriana e integrante da Comissão de Ética da Presidência, desde 2019. O novo ministro é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde atuou como reitor. O atual ministro também foi 2º tenente da Infantaria do Exército.

Atualmente, Ribeiro é membro do Conselho Deliberativo do instituto Presbiteriano Mackenzie, entidade mantenedora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e relator da Comissão de Assuntos Educacionais do Mackenzie, além de integrar a Administração Geral da Santa Casa de Santos.

As informações constam no currículo do pastor no site da Comissão.

Antes da publicação do ato de nomeação no DOU, o presidente Jair Bolsonaro já havia anunciado a indicação em suas redes sociais.

Milton Ribeiro será o 4º titular do MEC (Ministério da Educação) na gestão de Bolsonaro. O último nome indicado ao cargo, Carlos Decotelli, pediu demissão 5 dias após o convite para chefiar a pasta  – antes mesmo de tomar posse. Decotelli optou por deixar o governo depois de ser acusado de plágio em sua dissertação de mestrado e de ter seu currículo contestado por instituições internacionais.

Na gestão do antecessor de Decotelli, Abraham Weintraub,exonerou-se do cargo em 23 de junho. O comando de Abraham Weintraub foi marcado por erros no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e investigações no Supremo Tribunal Federal, onde o ex-ministro é alvo no Inquérito das Fake News. Weintraub deixou o cargo de comando do Ministério da Educação em 23 de junho, quando foi indicado pelo governo para a diretoria do Banco Mundial, porém sua admissão no Banco Mundial depende do aval dos demais países representados pelo posto para o qual foi indicado.

Cumpre destacar que, Milton Ribeiro tem o desafio de restabelecer o diálogo e fazer uma gestão técnica pautada pela construção de soluções com os atores responsáveis pela implementação da política nacional. O atual ministroro, fez uma publicação no Facebook na noite de sexta-feira (10) em que diz que a “qualidade da educação deve ser ideal para unir toda a sociedade, defendendo um pacto nacional pela qualidade da educação em todos os níveis”.

Confira a íntegra do decreto de nomeação de Milton Ribeiro ao cargo de comando do Ministério da Educação.

Permanecemos à disposição para demais esclarecimentos que se fizerem necessários.

AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial

Compartilhe: