Candidatos presidenciáveis marcam semana por busca de apoios e construção de alianças

11 de outubro de 2022

Encerrado o primeiro turno das eleições gerais de 2022, os partidos iniciaram as articulações de apoios e novas alianças estratégicas para a campanha presidencial do segundo turno.

O atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição conquistou e anunciou até o momento 11 governadores ao seu lado, entre eles os dos três maiores colégios eleitorais do país, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, juntos concentram 63,8 milhões de eleitores − o que equivale a cerca de 40,8% de todos os eleitores registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além disso, outros oito governadores do Distrito Federal, Paraná, Goiás, Roraima, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Roraima também declararam apoio ao candidato bolsonarista.

Já o ex-presidente Lula (PT) recebeu até o momento o apoio de 6 governadores dos seguintes Estados: Ceará, Amapá, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará. Além disso, conquistou alianças com Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), que ficaram em terceiro e quarto lugar no primeiro turno, anunciaram apoio ao candidato.

A Executiva Nacional do PDT decidiu por unanimidade apoiar a candidatura do petista. Contudo, o MDB decidiu pela neutralidade no segundo turno e liberou seus filiados para que cada um se manifeste conforme a sua consciência.

Já o PSDB liberou os diretórios para escolherem as chapas que queiram apoiar e o CIDADANIA que compõe a Federação com o PSDB anunciou apoio ao candidato Lula.

O PSD também liberou seus filiados a declarar apoios por conta própria, líderes do partido anunciaram apoio ao candidato petista.

A seguir, vejamos os palanques estaduais dos presidenciáveis, que já declararam apoio ao petista e ao atual chefe do Executivo, no segundo turno da eleição presidencial, e quem optou pela neutralidade. Bolsonaro reúne apoio em estados que consta grifados em azul e Lula nos vermelhos e aqueles em branco mostram divisão ou indecisão.

AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial

Compartilhe: