Congresso Nacional aprovou mais da metade dos projetos do Ministério da Economia

Atualizado em 28 de dezembro de 2021 às 10:46 pm

No ano de 2021, a aliança entre o Ministério da Economia e o Congresso Nacional rendeu a aprovação mais da metade do projeto enviado pelo Governo Federal. Ao todo foram 14 aprovações das 24 proposições legislativas apresentadas como prioritárias pelo Ministro Paulo Guedes.

Trata-se de um desempenho de 58%. A maioria das propostas foram aprovadas no primeiro semestre de 2021. A segunda metade do ano foi dedicada à PEC dos Precatórios, às leis de câmbio e aos marcos regulatórios das ferrovias e da cabotagem.

Apesar do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG) não demonstrar tanta aderência aos projetos do governo, como por exemplo, “engavetando” a Reforma do Imposto de Renda já o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (DEM/AL) é visto como um aliado do governo, possibilitando manter um bom trâmite no Legislativo.

Desse modo, verifica-se que o governo conseguiu avançar com pautas microeconômicas perante o Congresso Nacional, além disso representa um grande avanço considerando que em 2021 houve o pior momento da pandemia de covid-19.

Com relação ao ano de 2022 o governo não projeta aprovar proposições legislativas de alto impacto como as reformas tributária e administrativa, assim devem ficar para o próximo mandato presidencial. Ademais, com a saída do Senador Fernando Bezerra (MDB/PE) da Liderança do Governo poderá dificultar ainda mais no encaminhamento das propostas no próximo ano, o presidente precisará indicar um substituto.

Com Informações do Valor Econômico

Compartilhe: