Eleições 2022: Realizado o primeiro debate entre os candidatos presidenciáveis

30 de agosto de 2022

A TV Band, em parceria com o portal Uol, a Folha de S.Paulo e a TV Cultura, promoveu no último domingo (28/8) o primeiro debate entre candidatos à Presidência da República nas eleições de 2022. O encontro reuniu seis candidato ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Luiz Felipe d’Avila (Novo).

O debate teve três blocos, nos quais os candidatos falaram de temas sorteados, responderam a perguntas de jornalistas e fizeram perguntas entre si.

No primeiro bloco, todos os candidatos responderam perguntas sobre seus programas de governo. Cada um dos seis presidenciáveis convidados tiveram um minuto e meio para responder. Foi uma mesma pergunta para cada dois candidatos.

Já no segundo bloco, os candidatos responderam perguntas dos jornalistas. Cada profissional da imprensa escolheu um candidato para responder e outro candidato para comentar.

O terceiro e último bloco também de perguntas entre os candidatos com direito a réplica e tréplica.

Logo no começo do debate, Jair Bolsonaro (PL) usou o tema da corrupção contra o ex-presidente no primeiro bloco do debate, e o petista respondeu acusando o candidato à reeleição de usar “números mentirosos” e elencou realizações de seus oito anos no governo.

O tópico da pandemia e saúde também norteou parte do debate, com Soraya Thronicke (União Brasil) sendo questionada por Simone Tebet (MDB) sobre o que pode ser feito para diminuir as filas no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao perguntar, a candidata do MDB afirmou que “a pandemia se arrastou porque não teve coordenação do governo federal, não é porque ficamos em casa”.

Ciro Gomes (PDT) fez críticas a Lula e Bolsonaro ao ser questionado sobre a diminuição na cobertura de vacinação do Brasil, afirmando que os dois estão “dividindo a nossa nação”.

Outro momento do embate entre Lula e Bolsonaro ocorreu quando se falou do Auxílio Brasil. O atual presidente foi questionado sobre o programa no valor de R$ 600 e se o governo conseguiria preservar o teto de gastos e ao mesmo tempo manter o valor do benefício em R$ 600. Pela lei, o valor só está garantido até o fim do ano.

Acesse AQUI a íntegra das perguntas, respostas, réplicas e tréplicas respondidas pelos candidatos ao longo de todo o debate.

AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial

Compartilhe: