Levantamento sobre a corrida presidencial: Análise das Principais Pesquisas

Atualizado em 21 de setembro de 2022 às 9:40 pm

A corrida eleitoral pela vaga no Palácio do Planalto entrou na fase final. Onze candidatos estão na disputa a presidência da República, o qual os eleitores deverão decidir o mandatário do cargo no dia 02 de outubro.

Se porventura, nenhum candidato alcançar o coeficiente mínimo de mais de 50% dos votos válidos para a eleição em primeiro turno, será escolhido o Presidente no segundo turno, no dia 30 de outubro, com os dois candidatos mais votados no pleito em primeiro turno.

Segundo as pesquisas eleitorais encomendadas pelos institutos credenciados/habilitados junto ao TSE na semana entre os dias 15 a 21 de setembro, destacamos abaixo os levantamentos realizados com os quatro primeiros colocados na lista de índice de intenção de votos:

Datafolha Instituto de Pesquisas

A empresa realizou a pesquisa para a Empresa Globo Comunicação e Participação, com início das entrevistas em 13/09/2022 e com divulgação em 15/09/2022, sendo pago o valor de R$ 473.780,00.

A metodologia utilizada foi do tipo quantitativo, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado e abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional.

A amostra total de entrevistas foi de 5.926, sendo 2.769 do sexo masculino e 3.157 do sexo feminino. A idade dos entrevistados compreende entre 16 a 60 anos de idade ou mais, com nível de escolaridade desde analfabeto até ensino superior completo, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste, Centro Oeste e Norte.

Desta forma a pesquisa encomendada prevê os seguintes percentuais de índice de intenção de votos:

Lula (PT) – 45%

Jair Bolsonaro (PL) – 33%

Ciro Gomes (PDT) – 8%

Simone Tebet (MDB) – 5%

Futura Consultoria e Assessoria

A empresa realizou a pesquisa para o Banco Modal, com início das entrevistas em 12/09/2022 e com divulgação em 15/09/2022, sendo pago o valor de R$ 93.435,01.

A metodologia utilizada foi do tipo quantitativo, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado realizado por meio telefônico. O universo da pesquisa é o eleitorado brasileiro com 16 anos ou mais.

A amostra total de entrevistas foi de 2.000, sendo 47,4% do sexo masculino e 52,6% do sexo feminino. A idade dos entrevistados compreende entre 16 a 60 anos de idade ou mais, com nível de escolaridade desde ensino fundamental até ensino superior, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste, Centro Oeste e Norte.

Desta forma, no levantamento realizado prevê os seguintes percentuais de intenções de voto:

Jair Bolsonaro (PL) com 41,9%

Lula (PT) aparece com 36,9%

Ciro Gomes (PDT) com 7%

Simone Tebet (MDB) com 6,4%

Paraná Pesquisas

O instituto realizou a pesquisa por iniciativa própria, com início das entrevistas em 15 de setembro e encerramento em 19 de setembro e divulgação no dia 20 do mesmo mês. A empresa despendeu o valor de R$ 50 mil reais para a realização da pesquisa.

A metodologia empregada foi do tipo quantitativa, com realização de entrevistas pessoais, utilizando um questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado brasileiro.

Foram entrevistados 2.020 eleitores, dos quais 949 são do sexo masculino e 1.070 são do sexo feminino. Foram considerados os eleitores a partir de 16 anos de idade, de analfabetos à graduados no ensino superior, em 26 estados e no Distrito Federal.

Os resultados da pesquisa posicionaram os candidatos Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) tecnicamente empatados, no primeiro turno, com uma diferença de apenas 6,3%. Em comparação com as pesquisas anteriores do instituto, ambos os candidatos aumentaram suas margens de votos.

Pesquisa estimulada (com lista de candidatos)

Lula (PT) — 40,1%

Jair Bolsonaro (PL) —36,4%

Ciro Gomes (PDT) — 7,2%

Simone Tebet (MDB) — 4,6%

PoderData

O instituto realizou a pesquisa por iniciativa própria, com início das entrevistas em 18 de setembro e encerramento em 20 de setembro e divulgação nesta quarta-feira (21/09). A empresa despendeu o valor de R$ 103.715,00 para a realização da pesquisa.

A metodologia de pesquisa utilizada foi quantitativa por amostragem, através da aplicação de questionário estruturado por meio de ligações automatizadas para telefones fixos e celulares. O universo da pesquisa é o conjunto de eleitoras e eleitores com 16 anos ou mais.

Foram entrevistados 3.500 eleitores, dos quais 47,4% são do sexo masculino e 52,6% do sexo feminino. Foram considerados os eleitores a partir de 16 anos de idade, de analfabetos à graduados no ensino superior, nos seguintes estados da Federação: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Os resultados da pesquisa mostram os seguintes percentuais:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44%

Jair Bolsonaro (PL) tem 37%

Ciro Gomes (PDT) registrou 7%

Simone Tebet (MDB) 4%

Uma peculiaridade desta eleição é o peso das mídias sociais sobre o convencimento dos eleitores.

Dentre os entrevistados 85% atribuem o alto impacto às propagandas eleitorais veiculadas nas mídias sociais, enquanto apenas 36% consideraram altamente relevante a exibição de propagandas no horário eleitoral do rádio e da televisão. Ainda, de acordo com a maioria dos entrevistados acreditam que a eleição deverá ser resolvida apenas no segundo turno.

Para o Congresso Nacional, a expectativa é de alta taxa de renovação, em pelo menos 50% de renovação dos assentos. Cenário próximo ao das eleições gerais de 2018 em que o índice de renovação da Câmara dos Deputados foi de 47%. As mudanças na Casas Legislativas refletem o cenário de mudança do eleitor brasileiro, se comparados com o período de 1994 à 2014, em que a média de renovação no Congresso era de apenas 37%.

Utilizando a ferramenta Google Trends, que reproduz os maiores termos pesquisados recentemente, através de gráficos com base nas pesquisas dos usuários da plataforma a partir do termo desejado, verificou-se que Bolsonaro tem 52% do interesse das pesquisas dos usuários, o candidato Lula, 41%, Ciro Gomes com 4% e Simone Tebet com 2%, senão vejamos:

Em relação aos partidos o resultado já é diferente, consoante ilustração abaixo:

AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial

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