MANSUETO ALMEIDA DEIXA SECRETARIA DO TESOURO E BRUNO FUNCHAL É NOMEADO

21 de julho de 2020

Na última quarta-feira (15/07), o Governo Federal formalizou a saída de Mansueto Almeida do cargo de secretário do Tesouro Nacional, e a nomeação do economista Bruno Funchal para assumir o cargo. O ato foi publicado no Diário Oficial da União.

Mansueto Almeida já havia comunicado ao ministro da Economia, Paulo Guedes, sua saída do cargo do governo. Desta feita, em junho, o Ministério da Economia divulgou nota oficial informando acerca da saída do então secretário do Tesouro e agradecendo o ex-secretário pelo compromisso prestado com o governo.

Ao anunciar sua saída, Mansueto manifestou compreensão em relação à prioridade que será dada às medidas de retomada da economia, colocando a criação do Conselho Fiscal da República em segundo plano no momento. Deste modo, demonstrou o desejo de sair no fim do primeiro semestre para cumprir a quarentena exigida para ocupantes de cargos estratégicos até que possa ir para a iniciativa privada.

Bruno Funchal, que assume o cargo de Secretário do Tesouro, é bacharel pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com doutorado em economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). É também professor titular da Fucape Business School e foi pesquisador visitante na Universidade da Pensilvânia.

Em 2017 e 2018, Funchal foi secretário de Fazenda do Espírito Santo e um dos responsáveis pelo processo de ajuste das contas públicas promovido pelo estado. Desde o início do governo Jair Bolsonaro, Funchal integra a equipe da Secretaria de Fazenda como diretor de Programa e foi um dos técnicos responsáveis pela elaboração do projeto do Pacto Federativo, que tramita no Congresso Nacional.

Acesse a íntegra da Portaria de exoneração de Mansueto Almeida e de nomeação de Bruno Funchal.

Permanecemos à disposição para demais esclarecimentos que se fizerem necessários.

AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial

Compartilhe: