MDB, União Brasil, Cidadania e PSDB terão candidatura única à presidência

12 de abril de 2022

Na última quarta-feira (06/04) em reunião dos dirigentes das legendas – MDB, UNIÃO BRASIL, CIDADANIA e PSDB, realizada em Brasília, ficou consensado a indicação de um único pré-candidato à presidência da República.

De acordo com as lideranças o nome deverá ser apresentado no dia 18 de maio, aproximadamente dois meses antes do início das convenções partidárias que definirão as chapas para o pleito no mês de outubro.

Segundo os presidentes dos quatro partidos, Luciano Bivar (União Brasil), Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB) e Roberto Freire (CIDADANIA), a definição do nome será baseada em diversos critérios como posição em pesquisas, capilaridade, receptividade, rejeição dos postulantes e maior fundo partidário. Entretanto, ainda não há um critério que irá prevalecer sobre os demais.

Vejamos abaixo a íntegra da nota divulgada pelos presidentes dos quatro partidos:

“Brasília, 06 de Abril de 2022

União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania, reunidos hoje em Brasília, reafirmam tratativas para apresentar um candidato(a) à Presidência da República como a alternativa no campo democrático.

No próximo dia 14/04, quinta-feira, o União Brasil confirmará o nome do Partido para apreciação desse conjunto de forças políticas.

O candidato(a) de consenso será anunciado(a) no dia 18/05, quarta-feira em Brasília.

Conclamamos outras forças políticas democráticas para que possam se incorporar a esse projeto em defesa do Brasil e de todos os brasileiros.

Luciano Bivar – União Brasil

Baleia Rossi – MDB

Bruno Araújo – PSDB

Roberto Freire – Cidadania”

No MDB, a pré-candidata à presidência é a senadora Simone Tebet. Nas prévias do PSDB, o ex-governador de São Paulo, João Doria lançou-se como o pré-candidato da sigla.

O União Brasil ainda não oficializou um nome para apreciação. Recentemente, filiou-se ao partido o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro, cujo Podemos havia indicado como seu pré-candidato. Contudo, no União Brasil seu nome não é reverberado, pretendendo assim lançar uma candidatura a deputado federal. O partido deverá anunciar seu postulante a pré-candidato único na próxima quinta-feira (14/04).

Já o Cidadania, no ano passado, havia anunciado o senador Alessandro Vieira como pré-candidato, porém o parlamentar migrou de partido para o PSDB. Além disso, o PSDB e o Cidadania formaram uma federação e devem encaminhar em conjunto o seu nome para a chapa presidencial.

Desse modo, observa-se que, até o momento, ninguém está disposto a recuar. Além das negociações entre os partidos, o PSDB e União Brasil ainda terão o desafio de encontrar consenso internamente. No PSDB a disputa envolve João Doria e Eduardo Leite, enquanto no União Brasil o nome mais posicionado, Sergio Moro, enfrenta oposição de uma a ala do partido que é originária do DEM e que ameaçou a impugnar sua filiação.

AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial

Compartilhe: