PP lança pré-candidatura de Luis Carlos Heinze ao governo do Estado do Rio Grande do Sul

Atualizado em 22 de junho de 2021 às 3:45 pm

O senador Luis Carlos Heinze (PP) lançou na última segunda-feira (14/06) sua pré-candidatura ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Faltando 18 (dezoito) meses para as Eleições de 2022, Heinze foi o primeiro nome a oficializar a intenção de concorrer ao Palácio Piratini.

A decisão de oficializar a candidatura foi tomada depois de o senador se reunir, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, com a bancada estadual do PP, bem como com deputados estaduais e federais. Após o encontro, Heinze e os parlamentares foram pessoalmente ao Palácio Piratini comunicar ao atual governador Eduardo Leite (PSDB) a pré-candidatura do progressista.

Destaca-se que, atualmente, o PP é um dos maiores aliados do governo estadual, sendo o responsável pela articulação política na Assembleia Legislativa do Estado (ALRS). O líder do governo na Assembleia é o deputado estadual Frederico Antunes, uma das maiores lideranças do partido no Estado.

Desse modo, com a formalização da pré-candidatura de Heinze ao governo do Estado, o PP não apenas se torna a primeira sigla a oficializar o nome do pré-candidato ao Piratini, como estabelece uma linha divisória sobre sua participação e tamanho na gestão Leite.

O governador pleiteia a indicação da própria legenda, o PSDB, para se tornar candidato à presidência da República. Enquanto o PP, deixa claro também que, na corrida presidencial, estará junto com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em sua tentativa de uma possível reeleição.

O presidente estadual do PP, Celso Bernardi, citou o desempenho da legenda nas últimas eleições para demonstrar a competitividade de uma eventual candidatura de Heinze.

Atualmente, o PP possui aproximadamente 210 mil filiados, e conta com 4 deputados federais, 6 deputados estaduais, 145 prefeitos, 126 vice-prefeitos e 1.274 vereadores eleitos.

Luiz Carlos Heinze

Luis Carlos Heinze, nascido em Candelária (RS), em 14 de setembro de 1950, é formado um engenheiro agrônomo, produtor rural e político brasileiro. Atual Senador Federal pelo Rio Grande do Sul, Heinze já foi prefeito de São Borja (RS), de 1993 a 1996, e Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul, de 1999 a 2019.

Em 1998, Heinze foi eleito para o primeiro mandato como Deputado Federal, contando com 63.606 votos, sendo reeleito em 2002, com 132.395 votos. Quatro anos depois, nas Eleições de 2006, foi reconduzido ao cargo com 205.734 votos, sendo o deputado mais votado do seu partido (PP) e o segundo mais votado do Rio Grande do Sul. Em 2010, foi reeleito para o quarto mandato com 180.403 votos, sendo o terceiro deputado mais votado do Rio Grande do Sul e, novamente, o primeiro deputado mais votado do seu partido. Em 2014, concorrendo ao quinto mandato consecutivo, Luis Carlos Heinze foi o deputado federal mais votado do Rio Grande do Sul com 162.462 votos.

Nas Eleições de 2018, foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul, obtendo 2.316.177 votos, o equivalente a 21,94% dos votos válidos.

No ano de 2021, Heinze foi escolhido como membro suplente da CPI da Covid-19 no Senado Federal, criada no mês de abril para investigar ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia e o colapso da saúde no estado do Amazonas. Na comissão, o senador adotou uma postura favorável ao governo.

AGF Advice Consultoria Legislativa, Tributária e Empresarial

Compartilhe: